domingo, abril 01, 2007

Dia de Feira em Cascais…

Fazia muito tempo que não ia à famosa feira de Cascais. Ontem, verifiquei que hoje seria o primeiro domingo do mês, portanto iria haver feira em Cascais.
Levantei-me às 8.30, encontrei-me com os adeptos das compras e lá fomos pela A5, parámos para beber café na estação de serviço da Galp, levantámos dinheiro e direcção a Cascais lá fomos. Á medida que me ia aproximando da praça de touros comecei a perceber que não existia o fluxo de carros habitual em dias de feira.
Chegámos à Praça de Touros, ou melhor o que resta dela… Não sei se são obras, se é mesmo uma demolição. Fiquei triste não propriamente pela praça de Touros, que nunca fui muito aficionado por essa estranha forma de arte, mas pelo facto de não haver feira!!!!
Começamos, cada um de nós a fazer os devidos telefonemas a todos aqueles que nos pudessem esclarecer mas, como manhã de domingo que era, aos telefonemas só respondia o atendedor de mensagens…
Avistámos um senhor muito simpático, por sinal, e lhe perguntámos pela feira. Informou-nos, então, da mudança de sitio…
Lá voltámos para trás a caminho do Cascais Shopping, uma rotunda, um desvio à direita e outro à esquerda e lá estava o novo recinto da Feira de Cascais…um verdadeiro campo de concentração e com policiamento a todas as portas.
Comecei, imediatamente, a delirar por toda a contrafacção que iria encontrar: Ralph Lauren, Gant, Tommy, Lacoste, por ai… todas aquelas marcas de roupa e de adereços que nos fazem parecer bem em determinados contextos e a bom preço…
Desilusão total! Contrafacção nem vê-la! - a não ser uns relógios e uns óculos de sol para senhora.
O espaço passou a ter um ordenamento digno de parque de campismo, com ruas definidas e até circuitos para evacuações de emergência! Perdeu-se totalmente o espírito de feira, dos encontrões, dos pregões dos ciganos - que por vezes roçavam o ordinário – as tias com sacos da Lojas das Meias e do El Corte Inglês a encher com tudo o que é contrafeito – elas agora deixaram de ir…aqui dá-se mais nas vistas... - os amontoados de gente de volta das bancas dos ciganos, as ciganas velhas com cestas cheias de camisas a vender nos caminhos… Perdeu-se o imundo e o sujo misturado com as marcas caras…perdeu-se o pitoresco, perdeu-se tudo e acima de tudo perdeu-se a verdadeira feira de ciganos!
Não gostei mesmo nada, creio que não irei lá voltar tão cedo.
A única coisa que comprei foi um pãozinho com chouriço que esse, ainda se mantém igual!

90 comentários: