sábado, agosto 19, 2006

ainda com esperanças...


Ainda com esperanças numa reconciliação, vou partir amanhã rumo a uma incerteza. Se a esperança é a última coisa a morrer, pois que se mantenha viva.
Ainda vou fazer as malas para uma semana de retiro no campo, vamos ver se é mesmo por uma semana....
É estranho pensar que, por vezes, desejei esta situação de separação: mundos diferentes, preocupações diferentes, valores e juizos igualmente diferentes, mas havia qualquer quimica que nos unia - será que os opostos se atraiem mesmo?!?!?
Só o pensamento de reorganizar a minha vida me perturba, porque foste, e ainda és, um dos pilares da minha estabilidade, aliás, fomos a estabilidade um do outro nestes anos...eu acho...
Se pudesse regressar no tempo, e voltar ao Bairro Alto, ao Frágil - daqueles tempos - acho que não te queria ter conhecido. Cedo se tornou numa relação de amor-ódio: os ciumes! Nos primerios tempos até achava um certo encanto pelo facto de teres ciumes, "era sinal que me amavas". Depressa se tornou patológico, e condicionei a minha vida em função da tua...e ainda me chamas de egoista... Aprendi a gostar de ti de forma singular: amava-te à distância, sim porque na rua as pessoas não poderiam suspeitar de nada. Tinhamos que ser muito homens e honrar essa condição. E foi esta condição, a social, que neste momento nos está a destruir. Nunca andámos com um letreiro na testa a dizer que eramos gays e que namorávamos. Sempre fomos muito discretos, por vezes até demais. Mas aquilo que os outros podem pensar de nós é muito mau: "Podem destruir-nos as carreiras" dizes tu. Numa sociedade laica, onde todos são livres de se expressar, os valores judaico-cristãos estão sempre presentes e por eles a sociedade se vai regendo e assim perpetuando. Desde quando a orientação sexual de uma pessoa compromete o seu desempenho profissional? Quem dera que te tivesses mantido no mesmo sitio, certamente não estaria agora a escrever...
Não consigo tomar uma posição: se por um lado sei que me amas, por outro, o medo que sentes é superior ao ficares comigo. Se por um lado quero-te comigo, por outro amo-te demais para te poder prender...

Sem comentários: