domingo, novembro 05, 2006

O Império dos Sentidos… “Cheiras a António!...”

Nada como começar um fim-de-semana no Hipermercado Jumbo a gastar dinheiro. Não que goste muito, mas como fui convidado hoje para um jantar, fica sempre bem levar qualquer coisinha… É desesperante o povo que se junta aqui! Nas caixas de pagamento não se vê muita gente, o que me leva a crer que as pessoas já que não podem gastar dinheiro, vão pelo menos passear, e agora com bancos de jardim no meio dos hipermercados – para descansar?!? - torna-se num espaço de eleição para se passar uma boas horas fora de casa e ao abrigo da chuva. Quanto mais não seja para se bisbilhotar o que as pessoas conhecidas e vizinhos levam nos carrinhos…
- Tenho que começar a usufruir mais do meu horário liberal para fazer compras durante a semana, para não ter que andar aos encontrões e a pedir licença a toda a hora, nem tão pouco para levar com os carrinhos dos outros nos tornozelos... Nesta minha azáfama de comprar a sobremesa e sal para a máquina de lavar-loiça, passo pela secção de produtos de higiene e dou de caras com uma banca e uma senhora a promover o último perfume do António Banderas…
Sempre gostei de perfumes, aliás o olfacto, para mim e certamente para os outros, é dos sentidos que tem uma relação directa com o processamento de emoções e o acumular de recordações. Quantas vezes passo por alguém com um perfume que me traz recordações de alguém, e depressa me despertam sensações de vigília ou serenidade, conforto ou transtorno. É através do olfacto que obtemos alguma informação sobre a origem de cada coisa e, segundo a psicologia, está intimamente relacionado ao instinto de sobrevivência e atracção sexual. É uma questão de fecharmos os olhos e deixarmo-nos invadir por um determinado cheiro que depressa surgem um conjunto de imagens mentais
Os perfumes têm magia, quando os colocamos sentimo-nos mais bonitos e desejáveis. Procuramos no perfume algo que sirva para transmitir e comunicar a nossa personalidade, os sentimentos e as nossas intenções – há muita gente a colocar perfumes em sítios muito singulares…
Retomando no Jumbo…não resisti à curiosidade de como seria cheirar a António Banderas…e a simpática senhora borrifou-me com o ultimo perfume com o nome “António”. Não gostei mesmo nada: parecia álcool misturado com ambientador anti-tabaco. Não satisfeita, a senhora deu-me outra borrifadela do primeiro perfume dele – que não recordo o nome. Não era tão mau quanto o outro, mas seria muito pouco provável vir a usá-lo… Afastei-me com ar enjoado e disse-lhe que não me agradaram muito…De certo que irá ter muito sucesso em termos de perfumaria de super-mercado por altura do Natal, aliás o preço de qualquer um rondava os €17.00, convidativo hein?!...
Tenho que avisar todos os meus amigos que detestei o cheiro, não vá algum amigo mais ecléctico lembrar-se de mo oferecer pelo Natal.
Não que desgoste do senhor, muito antes pelo contrário, mas não suportaria que me dissessem… “Cheiras a António!...”

Os meus cheiros e a minha fidelidade a eles, por ordem cronológica:
- Paloma Picasso – Minotaure – durante 1 ano
- Jean-Paul Gaultier – Le Male – durante os anos loucos da minha vida (saudades do Frágil, Keops, Primas, Portas Largas, 7º Céu, Trumps, Alcântara, Benzina, Kremlin, e os táxis de Lisboa que me levavam a todo o lado…)
- Ô de Lancome pour Homme – perfume descontinuado para meu desespero
- Calvin Klein - One – …para não ser muito gay…LOL
- Calvin Klein - Bi – ….okay…podia ser um bocadinho gay…
- Giorgio Armani - Aqua de Gio – numa altura de mudança de vida
- Ralph Lauren - Polo – para a manutenção e regulação da mudança de vida
- Calvin Klein – Craven – actualmente, alternando com
- Carolina Herrera – 212

9 comentários:

AEnima disse...

ah... bom tema :)

Quando eu fiz 18 anos o Gaultier lancou o seu perfume de mulher... uma bomba! Estava a passar ferias em Franca nessa altura e nunca mais quis outro... eh o "meu" cheiro ha mais de 10 anos. Mas o original! Nada das variacoes florais ah tia pinderica que ele foi lancando nas primaveras seguintes.

Alterno no verao... este verao deu-me para o "coco mademoiselle" da chanel.

Os meu favorito desde sempre para homem: Jazz de Yves Saint Laurent.

Tem ainda alguns que nao suporto mesmo... de forma alguma. O eternity do Calvin Klein, (e ja agora todos os desse homem, especialmente os CK1 e CKB) Na onda do Cheiro-do-liceu-depois-das-ferias-de-natal ainda esta o oui non da kookai, os do hugo boss e os da benetton. Outro odio especial sao os cheiros do Tommy Hilfiger (todos) e o rush da Gucci.


A minha irma usa burberry's ente outros. Fica-lhe bem... tem o estilinho clean cut "betinha". A minha mae eh o eterno nr5 chanel. Assenta.

Anónimo disse...

Nunca usei o Gaultier por estar demasiado cheirado, houve uma altura que toda a gente cheirava ao mesmo, e eu detesto. Optei por numa primeira fase D&G,Farenheit, Lacoste Junior,E fiquei-me pela carolina. Tento sempre ter um cheiro com que me identifiquem
lol

Pedro Eleutério disse...

É-me difícil falar de perfumes. Nunca lhes dei muita atenção (por não ter dinheiro para os comprar). Hoje em dia já posso comprar e fazem parte do meu dia a dia o Weekend e o London da Burberry e o CKOne. Como nunca prestava atenção às marcas, deixava-me guiar simplesmente pelos cheiros. Dou por mim a recordar cheiros sem saber propriamente que perfumes são. Mas confesso que dou maior importância ao cheiro da pele, pois quando os perfumes acabam, ou perdem o efeito, é esse o cheiro que nos resta.

Luís disse...

Bem, para não ficar a destoar, aqui fica a minha lista:

- Booster, da Lacoste (lembra-me os tempos em que comecei a perceber que o olfacto também era parte da sedução);

- Escape, da Calvin Klein (que me recorda uma viagem magnífica oferecida quando fiz 18 anos - ainda hoje é o meu predilecto);

- Eau d'Issey (pour homme, lol), de Miyake - um aroma fresco e sedutor que tornei presença obrigatória em qualquer reunião importante que implique uma postura mais "comercial"...

Anónimo disse...

Atrevo-me a deixar uma sugestão:
BVLGARI - «AQVA»

Boa noite.

Anónimo disse...

DKNY, Calvin Klein e o do JPGaultier são os meus favoritos entre outros...;)

eskimo friend disse...

para começar eu confesso que adorei a imagem de abertura do teu blogue. nota 20.
em relação aos perfumes: um grande amigo meu uma vez, de manha bem cedo, enviou-me um sms que dizia "vai uma gajo no comboio com o teu perfume", e não muito tempo depois eu tinha ido a uma perfumaria experimentar um novo perfume do ralf lauren e comentei com ele que "este perfume cheira a ti". os cheiros fazem realemente parte de nós.

eskimo friend disse...

e claro, obrigado pela visita e comentário na imensa minoria.

Anónimo disse...

After getting more than 10000 visitors/day to my website I thought your queridaconfissao.blogspot.com website also need unstoppable flow of traffic...

Use this BRAND NEW software and get all the traffic for your website you will ever need ...

= = > > http://get-massive-autopilot-traffic.com

In testing phase it generated 867,981 visitors and $540,340.

Then another $86,299.13 in 90 days to be exact. That's $958.88 a
day!!

And all it took was 10 minutes to set up and run.

But how does it work??

You just configure the system, click the mouse button a few
times, activate the software, copy and paste a few links and
you're done!!

Click the link BELOW as you're about to witness a software that
could be a MAJOR turning point to your success.

= = > > http://get-massive-autopilot-traffic.com