terça-feira, janeiro 23, 2007

Piercings - uma questão cultural, ou simplesmente moda?

O culto do corpo integrado à necessidade de adorno, tranformou os piercings num objecto de adorno cada vez mais comum.
Em tempos eu achava muito exótico e sensual o uso de um piercing discreto na cartilagem da orelha, no entanto já achava, e continuo a achar, nojento um piercing de língua lembrando-me a personagem da Rosanne Arquette no Filme Pulp Fiction em que um dos objectivos seria melhorar a felação…Já para não falar nas questões higiénicas e na dicção estranha que os seus usuários apresentam…
Em contrapartida achava que um homem com um corpo bonito ficaria muito bem com um piercing de mamilo, até ao dia que na Grécia, mais concretamente em Mykonos, vi um sujeito de, aproximadamente, 70 anos com um nesta região anatómica…e o espectáculo não podia ser mais ridículo: prega cutânea acentuada, rugas, distenção mamilar (mamilo tipo pêndulo) e um piercing…
Hoje em dia não tenho qualquer fascínio por piercings, aliás sempre que vejo algum imagino as condições de higiene e assepsia em que eles foram realizados…ainda hoje me lembro, no Hospital de S. Francisco Xavier, de uma sujeita de 23 anos cuja orelha esquerda foi amputada por infecção da cartilagem…tudo por causa de um piercing.
Para os adolescentes e jovens, colocar um piercing significa diferenciar-se do grupo, ou ter um sentimento de pertença a outro, ou até mesmo por querer ser diferente e com características próprias. Esta última justificação não me parece ser muito plausível, uma vez que se tornou banal a utilização de piercings até nos sítios mais estranhos – como confere a imagem…
No entanto, o piercing ainda é visto como algo de marginal conduzindo a preconceitos e segregações. Preconceitos que são activados pelas entidades empregadoras quando se deparam com jovens que procuram emprego, ou até mesmo a entrada para alguns circuitos sócio-profissionais a ostentação de piercings é proibida.
Hoje lembrei-me de escrever isto por assistir a uma discussão que envolvia juízos de valor sobre uma pessoa que usava um singelo e discreto piercing na orelha, para além das vulgares pérolas que trazia…discussões de gente estúpida, não?!?

22 comentários:

TD disse...

llol
o unico sitio onde eu acho um piercing sexy e na parte superior da orelha, aqueles mais grossos..
de resto metem-me impressão,especialmente aqueles da sobrancelha, e um que vi no meio da bochecha???

Anónimo disse...

A minha relação com os piercing´s é igual á que tenho com os pelos, quando são muitos não gosto, mas um aqui e outro acolá até acho a sua graça!

Tenho dois, um na orelha (glóbulo do meio) e outro na língua. Ambos pequenos que passam despercebidos!

Em relação há higiene.....apenas dizer que vai de cada um....ou se é porco ou se é asseadinho seja com piercing´s ou não!

Abraço!

Tongzhi disse...

Confesso que em tempos até achei alguma graça aos piercings. Mas hoje estão tão banalizados que não lhes acho piada nenhuma!

Anónimo disse...

Não consigo achar piada, mas admito que um piercing discreto numa orelha fique bem.
Agora na lingua... não sei a sensação de beijar alguém com esse adorno; e noutro sítio(!), não, por favor!

DE CORPO E ALMA disse...

O piercing faz-me impressão. Tolero-os nas orelhas e pouco mais. Nos genitais não entendo o fetiche, no umbigo e nos mamilos, enfim! Um dia ficarão ridiculos.
Na face dispenso, na lingua é desagradável. O piercing tira-me a tusa toda.

AEnima disse...

Olha, eu tenho varios piercings na orelha esquerda e no umbigo. Fiz o do umbigo e os da orelha todos qdo tinha 13 anos, na inglaterra, porque ainda nao se faziam no porto. Adoro, nunca infeccionou, ja engordei 35 quilos e ja emagreci 22 desses quilos e continuo com o umbigo perfeitinho. Neste momento estou com uma infeccao na orelha direita por causa de um furo (que nao eh piercing) porque fiz alergia a uns brincos que comprei no outro dia e so usei durante umas 6 horas... mas mesmo assim aiiiiiiii. No umbigo nunca tive infeccoes, adorei faze-lo, faria mais se tivesse espaco, mas nao gosto de brincos em mais lado nenhum do corpo da mulher e nao gosto de ver no corpo do homem, geralmente. Alguns ate tem estilo para o da sobrancelha, mas nem todos. Detesto o da lingua - ficam todos a soar a atrasados mentais quando falam. E nao gosto de ver no labio porque da-me a sensacao que la ficou um bocado de comida. Certos piercings em alguns narizes, desde que o piercing seja mesmo mesmo muito pequenino fica bem. Mas a mim nao ficaria porque 1 - nao gosto do meu nariz e atrairia ainda mais atencao para a zona e 2 - tenho rinite alergica sistemica e passo o ano inteiro a fungar o nariz.

Beijoca

AEnima disse...

So para dizer ao mexilhao que ja vai fazer 17 anos que tenho o piercing no umbigo e sempre tive a barriga linda e continua linda... mesmo depois de ja ter tido variacoes de preso de mais de 40 quilos depois de o ter feito! Um dia tiro uma foto para vos mostrar. Alias, houve uma altura que quis comprar um diamante. Gosto de pedras preciosas, mas nao gosto de exibir, e como nunca ando com o umbigo ah mostra excepto na praia comprei o diamante e adaptei-o exactamente ao brinco no umbigo. Uso-o em ocasioes que me apetece sentir especial... e ninguem sabe, ninguem ve sequer.

Eh o caso das tatuagens. Ainda so nao fiz a minha por causa de uma situacao parva. Tinha 16 quando a desenhei e fui ao tatuador para fazer, ele aconselhou-me esperar para depois do verao passar e marcamos para 3 meses depois. Paguei metade adiantado - termos do contrato. A zona de tatuagem parecia uma clinica, ele de luvas e mascara, vi fazerem, etc (tenho panca por agulhas, ADORO)... acontece que nesse verao uma amiga minha foi diagnosticada com hepatite C e nao se encontrava explicacao para isso (nao tinha tido relacoes sexuais, nao tinha tido transfusoes de sangue etc), a unica coisa que tinha feito foi uma pequena tatuagem na virilha... e com medo, pelo sim pelo nao... depois de ela passar 1 mes no hospital, achei por bem nao fazer. Mas ainda vou faze-la. eh um simbolo de um sol, desenhado por mim, cerca de 2 cms de diametro e quero-a na base do pescoco, antes de comecar as costas propriamente ditas. Uso cabelo comprido por isso nao se ve, e quando corto o cabelo, posso esconde-la sempre que nao a quiser mostrar com roupa.

Assim que calhar em altura de uma oportunidade, e encontrar um sitio de confianca e um excelente tatuador (a coisa tem sombras e eh para ficar em condicoes), faco! Nem que seja aos 40 ou 50 ou 60. Eh uma coisa muito pessoal... eh o simbolo da forca de onde tiro a minha energia, simboliza a influencia do pai, que eh a minha forca condutora na vida... eh muito intimo e pessoal, logo, eh para mim. Assim como os piercings sao para mim e so ve quem eu quero.

dcg disse...

Também não sou propriamente fã de piercings. Acho que um ou outro homem consegue vincar o estilo próprio com um piercing na orelha ou sobrancelha, mas para lá disso já não gosto.

Unknown disse...

O mais longe que fui com os adornos corporais foi qdo usei duas argolas numa orelha - nada de piercings -, coisa parva de serôdia adolescência.

Não me imagino com piercings, mas nos outros ADORO, sobretudo piercings genitais!

E sobre estes uma história que um amigo, segurança na Portela, contou-me: Chega voo de Londres. Desembarque de passageiros. Passageiros passam pelo detector de metais que desata a "berrar" quando passa um cinquentão. Seguranças de volta do cinquentão, que dizia: "its my jewelery! jewelery!". Seguranças a pensar: "querem ver que o gajo não declarou as joias"! o inglês a insistir: "jewelery!, jewelery!" Levam o senhor para um gabinete, onde baixa as calças e mostra os piercings na glande, no escroto, no períneo... Infelizmente não há fotografias!

Luís disse...

Eu em tempos pensei em fazer na sobrancelha... até que me alertaram que poucos escritórios gostam de ter colaboradores com tais adornos. Hoje que já tenho à-vontade para o fazer não quero. Vá-se lá entender o Ser Humano...

Abraço

Mr. Placard disse...

Piercing...não me aquece nem arrefece. Depende do local onde os colocam, da quantidade deles e da propria pessoa!

Anyway, não tenciono fazer nenhum.

Manuel disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Maurice disse...

O piercing, tal como os brincos, colares, tatuagens... são complementos estéticos que constituem valorizações dos nossos caracteres secundários: instrumentos de exibição e sedução nos rituais de acasalamento próprios da espécie. São manifestações da nossa necessidade ancestral (inconsciente e difusa...) de sobressair entre a concorrência, de atrair as atenções e, em última análise, de ter êxito na sedução.
À superfície são apenas opções estéticas, legítimas e de acordo com os gostos de cada um.
Nunca usei, mas gosto de ver. Nas orelhas (caso dos homens) e no nariz e umbigo (caso das mulheres). Nos demais lugares do corpo... não satisfazem a minha sensibilidade estética :)

Anónimo disse...

Sempre quis fazer um piercing na sobrancelha e toda a gente me diz que me ficaria a matar e me daria um alto ar de "cabr.." desculpem a expressão. Este natal com a familia reunida lancei mais uma vez a ideia para o ar " ahhh e este ano vou fazer um piercing" e a resposta da minha tia foi "- olha filho tu nunca faças isso, porque um homem que faz isso nunca vai ser um homem de verdade". Discorreu logo o meu pensamento, "meu deus quando souber que sou gay tem um treko" (sempre pensei que a minha mae já lhe tivesse contado).

Pedro Eleutério disse...

Enfim... tenho 4 piercings na orelha esquerda e 1 no mamilo, todos eles feitos ao longo dos anos. Não deixei de ser quem sou, continuo o mesmo, gosta quem gosta, nao gosta quem não gosta. Opções estéticas, opiniões pessoais. E a limpeza vai de cada um. Conheço muita gente porca de quem nao intento aproximar-me e, querem ver, não tem nenhum piercing! Também nao gosto de piercings em alguns lugares, e daí, exitem tantas coisas das quais nao gosto...

AFSC disse...

Tb so gosto de ver apenas em alguns sítios como na parte superior da orelha, e na subrancelha.
Prefiro ver tatoos :)

Aequillibrium disse...

O que é importante é que quem os tenha se sinta bem com eles. Muitos, poucos, na orelha, no mamilo. Cada um é como é. Nuns gosto de ver, noutros não.
No meu meio, a coisa não é bem aceite. Por isso uso um, na orelha, em cima, muito discreto. A maioria das pessoas nem o vê. Mas eu sei que está lá. Sinto-me bem com ele e uso-o para mim e não para os outros.

Anónimo disse...

tenho 1 pircing na cartilhgem da orelha gostava de fazer mais da ki a alguns anos mas por agora tou bem axim e as outras pexoas nao têm nada a ver xe nao gostam nao olham mais nada...

Anónimo disse...

Tenho 4 piercings.
2 no lábio, um no esterno e no meio dos olhos.
Sempre tive cuidados higiénicos com os piercings que tive (língua, orelha) e tenho, por isso acho que não tem nada a ver com o facto de se usar piercings. Uma pessoa é ou não asseada, independemente disso.
E é verdade que é algo que hoje em dia está bastante divulgado, mas vulgar discordo. Aliás não é muito comum ver alguém com piercings no meio dos olhos (que é o meu caso) embora haja alguns sítios onde muita gente tem e eu não faço aí exactamente por isso :]

Anónimo disse...

eu amo meus piercings tenho 5 e axo lindo isso...

2 na orelah
(1transversal e outro no globulo)
1 na lingua
1 no nariz
e outro no umbigo...
nunca ninguem me criticou, e acho que isso que falam de por piercing e errado e feio, pra mim é papo furado e inveja de pessoas que tem vontade de por mais naum coragem ..
o mesmo com as tatoos
tenho tres e sou mais do que apaixonadas por elas..
tenho 16 anos mais a cabeça no lugar e meus pais tbm gostam mt de tudu que jah fiz no meu corpo e me apoiam entao quem tem medo nao chame de ridiculo, vai num studio que eles resolvem seu problema...

Anónimo disse...

eu adorruuu piercing e tattoo
è legal mas muito esagerado
fica feio
eu tenho um piercing no umbigo
e uma tribal pretendo fase uma
tattoo no pè ñ sei ainda
a pra quem que fase e ñ tem
corage è uma pequena dorsinha
suportavel eu tenho 13 anos

rsrssrsrrs bejooooooo

Anónimo disse...

Tenho 15 anos e fui fazer um piercing na cabeça do pau ... A médica mandou eu fica de pica dura pra medir ... eu fiquei com vergonha mas soquei a bronha lá mesmo e quando eu tava de pau duro a mulher mediu e pegou uma injeção pra injetar na minha cabeça do pau ! Então brocho tudo e eu tive que toma aquela injeção bem na glande ! Doeu muito mais ta ótimo agora