domingo, janeiro 07, 2007

Um habitat “quase natural”…

Com vista a perder uns quilitos resultantes de uma alimentação desequilibrada da época natalícia regressei ao ginásio…Embora não seja muito aficionado em exercício, não prescindo de pelo menos ir duas vezes ao ginásio fazer 30 minutos de remo e algumas séries de abdominais. Se soubesse o que sei hoje nunca tinha posto os pés num ginásio…é como o uso de telemóvel, antes de o termos vivemos normalmente, quando passamos a ter um, dependemos dele como do ar que respiramos. Com os ginásios é a mesma coisa, antes de pormos os pés num, somos sempre elegantes a partir do momento que o deixamos até o ar nos faz engordar…enfim, sacrifícios para não ter que comprar roupa maior….também poderia fazer restrições alimentares, mas após longos períodos de jejum o desespero apodera-se de mim e depois acabo por devorar mais que aquilo que o meu organismo necessita. Portanto, um pouco de exercício físico é salutar, e os ginásios servem para isso…e não só…
Embora a cadeira de etologia nunca tenha sido o meu forte – fui a exame quatro vezes…- hoje senti-me um verdadeiro Konrad Lorenz numa observação participativa do verdadeiro ecossistema que é um ginásio. É muito curiosa a observação da fauna que aqui co-habita numa perfeita harmonia com uma competição subtil a vários níveis entre as diferentes espécies e intra-espécies.
Coloquei-me no meu banco de remo, com vista privilegiada sobre todo o ginásio e pude assim observar um ecossistema em plena actividade e depressa validei algumas teorias, especialmente a teoria evolucionista e da selecção natural.
As espécies observadas, embora distintas quanto ao seu processo de sobrevivência, vivem num estado de harmonia, no entanto verifica-se uma disputa territorial no espaço que é destinado aos pesos livres e halteres, onde a predominância são de machos de grandes dimensões, de ar rude, braços e trocos largos e alimentam conversas cujos temas não vão além de “futebol, gajas e proteínas”…
Identificam-se também fêmeas quarentonas em quantidade considerável que preferem observar esses machos dominantes e convertem os exercícios físicos em verdadeiros rituais de acasalamento…de notar que algumas têm sorte.
Em menor quantidade, encontram-se adolescentes magrinhos e franzinos que procuram desesperadamente ficar como o Arnold Schwarzenegger. Sempre que fazem um exercício de braços procuram um espelho e discretamente fazem poses para ver os progressos de massa muscular…sem grande sucesso imediato, entenda-se…
Depois, em muito menor quantidade encontram-se algumas bichas que tudo fazem para chamar a atenção, desde cantar a musica que se está a ouvir e a fitar os machos dominantes nos olhos, ou a fazer subtis passos de dança enquanto mudam de máquina apressando-se a verificar se alguém notou por elas…enfim, mais um ritual de acasalamento cujos resultados não são sempre os melhores, uma vez que passam mais tempo nos balneários do que propriamente a fazer exercícios.
A observação não fica por aqui, existem mais espécies que aqui convivem, mas como não levei a minha grelha de observação para os devidos registos de interacção, ficam outros dados por relatar…

18 comentários:

Momentos disse...

Dizer que a espécie "bicha" está em minoria não me parece correcto, apesar de não frequentar tal antro, pq a verdadeira ginástica sempre se fez ao ar livre e não dentro de ecossistemas "feira das vaidades". Mas quem sou eu para o puder afirmar...

Mr. Placard disse...

lolol eu não fazia descrição melhor =P

RIC disse...

«Se soubesse o que sei hoje nunca tinha posto os pés num ginásio…»
Eis uma das frases lapidares deste relato fabuloso! Parabéns!
Imagino o festival! Que fauna impagável! Tudo muito darwinístico, sem dúvida!
Espero que para a próxima não esqueças a grelha: não há nada como dados objectivos... (Rsrs!)
Obrigado!

Aequillibrium disse...

sim, leva a grelha. Fiquei curioso...

E já agora, em que espécie te enquadras?

ehehe

;)

Luís disse...

Acutilante: ADOREI, lol.

Gaydreamings disse...

Aderei. Não o faria melhor, mas as bichas devem ser em maior numero que observaste...

Tongzhi disse...

Não conheço esse contexto :)

Pedro Eleutério disse...

Olá,

estou de volta do Rio e passo por aqui para desejar um optimo 2007.

Em relação aos ginásios. Odeio-os de morte. Nunca entro na sala das máquinas. Esse ecossistema nao é para mim. Contudo, e porque sempre fui desportista, preciso do exercício físico. Mantenho-me nas aulas de grupo. São mais divertidas. Experimenta mudar para essa modalidade. Talvez encontres novo animo.

Um abraço oceanico
Pedro

AEnima disse...

Eu nao suporto ginasios. Volta e meia la vou a casa da minha mae e faco exercicio nas maquinas dela... mas mesmo assim eh raro. O que gosto mesmo eh de dancar. No solinca do colombo costumavam dar aulas de danca jazz, e eu tentava apanhar sempre que me podia escapulir do escritorio a tempo, mas depois acabava por ter que voltar ao escritorio e era uma chatice. Aqui nos US vou qdo me apetece a aulas de yoga, mas nem sempre tenho paciencia para aquilo... eh muito parada. No porto ha 2 ou 3 ginasios fixes... um deles eh quase em frente ah minha casa: chama-se triplex e vivam as festas da gigi!!!

Manuel disse...

Momentos:
A quantidade de bichas que se encontram nos ginásios é directamente proporcional ao prestigio do ginásio...se pensarmos num Holmes Place ou Clube 7 de certeza que os especimens vão abundar...parece que o Club 7 até tem uma "ala" de cacifos que são ocupados exclusivamente por elas. E quem aí pousar vai ter que se a ver com os abutres esfaimados...
Este ginásio não é muito conhecido...por isso essa especíe não abunda muito!

Aequillibrium:
Não me encontro nas especies observadas...pertenço às aves migratórias...ora estão...ora não...

Aenima:
Yoga tenho pavor, desde que uma amiga minha esteve numa aula e no silencio e com aquelas posições estranhas uma senhora mandou um valente peido que toda a gente ouviu!....

Maurice disse...

Boa descrição!
O velho Konrad Lorenz ficaria orgulhoso de ti...:)
Conseguiste identificar o macho alfa? Ou só deu para ver a bicha beta? :)

Manuel disse...

maurice:
...não, mas consegui identificar a bicha estratega!...
;)

lampejo disse...

Um verdadeiro ecossistema, dado a diversidade.

AEnima disse...

LOL!!! Eu tb ja ouvi, mas tive que conter a expressao de choque/riso porque a minha amiga ia-me estrangulando... "eh um tempo so para nos, cada um para si"... por isso continuo a preferir fazer em casa e sozinha ;)

Pior que isso mesmo sao os alemaes, que os dao num total a vontade enquanto passeiam na rua contigo, embora sintam a necessidade de te pedir permissao para tirar o casaco do blazer quando faz 40 graus.

Anónimo disse...

Simplesmente Genial!

AFSC disse...

Bom post, adorei a descrição eehehhe

Unknown disse...

Eu digo mais: abaixo os ginásios. O que vai ser de mim se todos se armarem em discobulos?? eu sempre gostei de uma boa barriguinha e de muito pelinho... Manuel: outro aspecto a averiguar - muscle maries e a depilação

Anónimo disse...

Completamente de acordo com o Manuel (Arca do serrano).
Estou farto de metrosexuais e de clones depilados e musculados; parecem japoneses, pois quase não se distinguem uns dos outros...