domingo, outubro 22, 2006

Apontamento musical...patrocinado pelo Banco Millenium...LOL

Ontem fui ao Pavilhão Atlântico assistir um espectáculo musical promovido pelo Banco Millenium. O pavilhão estava cheio de gente que, certamnete, não foi lá pelos artistas mas sim pelo facto de poderem assistir a um evento nesta sala de espectáculos com “comes e bebes incluidos” de borla…
A passividade de todos aqueles que estavam sentados era agoniante, ao passo que as pessoas que se encontravam de pé junto ao palco compensavam com alguma euforia.
Após ter levado quase duas horas para chegar ao Pavilhão Atlântico, com um transito estúpido e parques de estacionamento a abarrotar, finalmente cheguei quando os fabulosos Clã davam inicio à sua actuação. Obviamente que não assisti à Sara Tavares, o que não me incomodou muito. Os Clã eram o meu objectivo principal, e eventualmente o Rui Veloso.
Os Clã superaram toda e qualquer expectativa, levaram ao rubro todos aqueles que assistiam de pé com musicas como o "Sopro do Coração" e "Dançar na Corda Bamba" em que a Manuela Azevedo, vocalista, conseguiu de uma forma absolutamente fabulosa transmitir uma energia altamente contagiante. O melhor momento deles, a meu ver, foi com “Problema de Expressão” em que se ouvia em uníssono a letra desta espantosa musica por todo o pavilhão.
A seguir entrou o Rui Veloso que, embora tenha cantado algumas músicas, daquelas bem velhinhas que todos nós sabemos, conseguiu estragá-las todas com vocalizações que não lembravam à Ana Malhoa. Absolutamente triste! Abandonei o recinto após a quarta musica completamente desiludido. A idade devia trazer-lhe sabedoria, mas não. Estas improvisações e inovações vocais desvirtualizam a musica impedindo, até, de o publico o acompanhar. Utilizou da pior forma o seu potencial vocal.
Fora do recinto estavam umas mesas que serviam refrigerantes de marcas que nunca tinha visto, nem mesmo no Lidl. A comida…essa nem vê-la, ao contrário daquilo que se fazia acompanhar no convite ("Durante o Concerto será assegurado um serviço de buffet que se manterá até ao final" - onde?!?!?!). Mas enfim, muito bom para uma borla.
Pode ser que futuros bancos adoptem a ideia de fazer espectáculos destes e consigamos que a Caixa Geral de Depósitos siga a ideia e consiga reunir artistas como a Mónica Sintra, Ana Malhoa, a Ágata, Ruth Marlene, Emanuel, Quim Barreiros e todos aqueles que esta entidade tão bem representa…LOL
A seguir, jantar japonês, uma volta pela cidade molhada e uma vontade súbita de ir à casa de banho…eu sabia que não devia ter abusado daquele molho!...

Agora…Bom, bom foram os Clã. Aqui fica um problemazito de expressão…


Só pra dizer que te Amo,
Nem sempre encontro o melhor termo,
Nem sempre escolho o melhor modo.
Devia ser como no cinema,
A língua inglesa fica sempre bem
E nunca atraiçoa ninguém.
O teu mundo está tão perto do meu
E o que digo está tão longe,
Como o mar está do céu.
Só pra dizer que te Amo
Não sei porquê este embaraço
Que mais parece que só te estimo.
E até nos momentos em que digo que não quero
E o que sinto por ti são coisas confusas
E até parece que estou a mentir,
As palavras custam a sair,
Não digo o que estou a sentir,
Digo o contrário do que estou a sentir.
O teu mundo está tão perto do meu
E o que digo está tão longe,
Como o mar está do céu.
E é tão difícil dizer amor,
É bem melhor dizê-lo a cantar.
Por isso esta noite, fiz esta canção,
Para resolver o meu problema de expressão,
Pra ficar mais perto,
bem mais de perto.
Ficar mais perto, bem mais de perto.

7 comentários:

Luís disse...

Há muito tempo que não escutava essa música. O teu post deu-me vontade de a seleccionar para a viagem matinal até ao escritório. Foi simpático recordá-la... Coitadinha: eu que a mantive enterrada durante um ano, lolol.

Obrigado =)

Anónimo disse...

Adoro os Clã, trazem-me boas recordações, gostava ainda de um dia os ver ao vivo!
Agora deu-me saudades tb de os ouvir!Abraços!

AEnima disse...

Sou franca... raramente ouco musica portuguesa por iniciativa propria (por eu um cd a tocar em vez de apanhar na radio ao calhas). Adoro MPB, no entanto, tem um ritmo e um som especial e ponho sempre o chico, o joao bosco, o caetano, por ai...

De portugueses gosto dos cla, de facto. Gosto muito. Embora nao tenha um CD deles, fui ve-los ha uns anos atras quando estavam a fazer tour com o sergio godinho (esse sim, ponho a tocar muitas vezes :)) Os concertos sao um espectaculo de energia. Mas ha uma musica que eu nao suporto e se a cantam estragam-me logo o resto da noite: GTI, ou qq coisa parecida que "toda a gente tem um gti...". Irrita-me profundamente o som. A letra continua muito bem feita, mas nao suporto a musica.

Anónimo disse...

Por diversas razões gosto especialmente desta música...
É sempre agradável, ouvi-la! Obrigada.

Boa semana.

Pedro Eleutério disse...

Estava a ler o teu post e recordei a minha ida no ano passado ao encontro do Millenium, é claro que este ano, estando no brasil me foi impossível comparecer. Mas ainda me ri com a tua descrição de todo o cenário pois é mesmo assim. E no ano passado ainda foi mais gritante. Os convidados eram a Adriana Calcanhoto e o Pedro Abrunhosa. E foi impressionante a forma como o público não recebeu a Adriana pois só queria saber do Pedro Abrunhosa. E ela já desesperava em palco enquanto toda a gente conversava nas bancadas e as crianças corriam aos berros no recinto. Enfim...
Adoro os clã e devo confessar que acho muita piada à música do GTI (Gentle, Tall and Intelligent Man... quem não quer um?) E quando essa música é cantada a atmosfera dos concertos muda sempre para uma vivacidade inigualável. Mas são opiniões. Eu até compreendo toda aquela gente que não gosta de clã. O problema de expressão é, sem dúvida, uma música será eterna pela incapacidade que todos temos de dizer: Amo-te.

disse...

'Eu confesso...' que já tinha tentado postar mas por algum motivo não foi possivel, um abraço ao vizinho aqui do lado, e bom trabalho!

Zé.

Momentos disse...

Nunca fui, nem nunca irei a tal evento... por motivos óbvios