quinta-feira, setembro 14, 2006

Memórias de uma Geisha - todos temos memórias...


A curiosidade por este filme foi crescente, pelo que ontem tive a oportunidade de o ver. Muita gente anormal pensa a geisha como uma prostituta de luxo. No entanto o conceito da palavra é totalmente diferente: Gei significa "artes" (como a dança, o canto ou a música), e sha, "pessoa". A geisha é, portanto, uma mulher que tem por função entreter através da arte. Ao contrário de outros filmes "exóticos", o filme "Memórias de uma Geisha" tocou-me pela sua simplicidade na verdade. Propõe-nos inúmeras metáforas simples e profundas, como fazem-no todas as tradições autenticas. Tal como a simbologia da água: "a água é forte, arrasta a terra, apaga o fogo e desgasta o ferro".
Apresenta-nos a metamorfose de uma mulher que renasce mais que uma vez e com estes renascimentos o seu nome e a sua identidade muda: de filha, a escrava, de aprendiz de geisha a geisha, operária e novamente geisha. Embora assuma tantas identidades existe um denominador comum a todas elas: o Amor.
É um filme que nos fala de amores proibidos, de sacrifícios por amor, da distância e acima de tudo da memória.
Acredito que, apesar de sermos tão diferentes da Sayuri, existem momentos, que pela sua crueza e autenticidade, podemo-nos rever nela ainda que por breves segundos.
Imperdível…

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostei da tua análise ou perspectiva que fazes do filme... eu viu num momento da minha vida bastante interessante... um periodo de grande mudança... disse-me muito e tem realmente uma simplicidade e beleza extraordinárias :) Vale realmente ver ou rever :)

Abraço

Luís disse...

Eu ainda não tive a oportunidade de ver o filme... mas, depois de um post destes, impõe-se uma visita à Blockbuster!