sábado, setembro 02, 2006

Monogamia?... - não obrigado (?!)....


Há duas formas de se enganar:
Uma, acreditar naquilo que não é;
Outra, recusar-se a acreditar naquilo que é.

Kierkegaard


Na nossa sociedade existe a crença hipocrita de um amor monogâmico. Quando se identificam situações de não-monogamia em relacionamentos ditos estáveis, poderemos verificar que o peso do léxico não é muito favorável...e encontramos expressões muito emblemáticas tais como: puta, cabrão, cornos, vadia, cornudo e por aí...A maneira como cada um reage a uma situação de traição - seja no ponto de vista da vitima ou do executante - está sempre relacionado com o seu desenvolvimento pessoal, moral e religioso.
O não saber lidar com determinados sentimentos, sejam eles de atracção por outro ou de vitima cornuda, é não admitir que não temos recursos suficientes para lidar com a situação, e é predestinar o relacionamento ao fracasso, ao vazio e, consequentemente perpetuar às gerações seguintes o modelo falido de parceiros afectivamente distantes e sistemáticamente insatisfeitos.
Obviamente que não existem receitas para relacionamentos duradouros. Mas será que os queremos mesmo?

5 comentários:

Manuel disse...

Por questões técnicas o S não conseguiu publicar este comentário, pelo que o publicou no seu blog pessoal e eu passo a trancrever:
"Monogamia é uma opção, e não uma obrigatoriedade. A sociedade abriu novos conceitos para a poligamia, como é o caso dos amigos ditos coloridos. De acordo com a minha educação, as minhas relações devem ser intensas o suficiente para me sentir satisfeito fisica e mentalmente, e só o poderei atingir o expoente máximo, a entrega total, de forma monogâmica. Quero nas minhas relações ir mais além que o prazer superficial dos amigos às cores, e para o efeito tenho de confiar incondicionalmente no meu parceiro, até mesmo por questões de saúde. Se não me conseguem dar isso, bom, como disse monogamia é uma opção... Estamo-nos a tornar ilhas, dando preferência ao nosso bem, estar, o que não acho incorrecto. Mais uma vez reforço que tudo é uma opção, e a vida a dois não é fácil temos de estar suficientemente preparados, esclarecidos que numa relação não conta só o nosso bem estar, não podemos ser "ilhas" a dois. Por isso se não estamos aptos a assumi-las pois então, resta-nos ficar isolados, com a opção tomada e aceite, com todos os benefícios e consequências da mesma. Há que pesar as duas opções e saber qual das duas nos trará maior satisfação,concretização, vida a um ou a dois. Temos de deixar de ser egoistas, para sermos analíticos na escolha não só por nós mas pelo nosso parceiro também e estar ciente das responsabilidades que uma relação monogâmica exige.Se temos a opção de ser poligâmicos, de assumir ou não uma relação nada irá justifica uma "traição".."

Manuel disse...

Amigo S...
Também eu tenho alguma bipolaridade face à vida...LOL quando estou depressivo, estou mesmo. Quando estou eufórico, eufórico estou! Com a particularidade de ser irónico e provocatório por vezes...o comentário no meu blog foi pura provocação!...
Nos meus relacionamentos ditos estáveis, sempre fui monogâmico - à excepção daquela vez... Isto deve-se, talvez, ao peso de uma educação judaico-cristã, a um peso social da não-leviandade, ao medo de contrair doenças - e afins (chatos por exemplos)...Mas na minha actividade onirica, e acredito piamente que todos partilhamos do mesmo, existe um mundo sem doenças, sem religião, sem preconceitos, e imagino-me num harem cheio de objectos sexuais. Todos nós temos essa fantasia. Era o que se tratava o comentário, embora eu não o tivesse assumido como fantasia sexual - provocação pura e dura.
Se vamos na rua e encontramos alguém que nos atrai, não lhe saltamos para cima - por vezes com muita pena minha. Se vivessemos no mundo animal talvez isso acontecesse...Será que isso é traição? Masturbar-mo-nos a pensar em alguém? E isso não acontece com pessoas que optam pela monogamia? O instinto sexual e o da sobrevivencia (defesa/ataque) são das pulsões mais primárias que o homem tem.
Por exemplo: se eu tenho uma relação monogâmica e faço sexo virtual com um estranho na net posso considerar isso como traição? ou poligamia?!??!!? - o sexo virtual é muito seguro, por sinal, temos é que ter o firewall ligado por causa dos virus (LOL)...
Existe uma enorme diferença entre vivermos o mito do relacionamento monogâmico por imposição cultural, religiosa ou familiar, e viver uma relação que sustenta a monogamia como opção consciente dos parceiros por ser compensador. Será que compensa em tudo?

Luís disse...

Por acaso eu li aqui há tempos que apenas aproximadamente 5% dos mamíferos são monogâmicos... Não quero comparar-nos a animais irracionais, mas o que é certo é que partilhamos algo com esses mamíferos. Se calhar cabemos nos restantes 95%. Eu tenho a esperança em ter um cantinho junto daqueles 5%...

Manuel disse...

Hum!?...muito lógico-matemático...se atendermos ao desvio padrão, à variância, e ao alfa de cronbach...esses 5 por cento deixam de ter significância estatística...LOL

Luís disse...

Deixam de ter importância estatística mas não deixam de existir ;)